VIDA E OBRA do Poeta e Jornalista

LAGOA DA CANOA

 
História de Lagoa da Canoa

Em épocas remotas existia apenas a pequena lagoa na área onde foi edificada a cidade. Em 1842, dois casais - cujos nomes não constam nos anais - chegaram à região, construíram casas e implementaram a agricultura e a pecuária. Parte daí a colonização do território. Algum tempo depois, outras famílias também começaram a se instalar na localidade. Os pioneiros desse processo colonizatório foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Com a criação do município de Arapiraca, Lagoa da Canoa passou a integrá-lo na condição de povoado, mas com grande importância no contexto econômico, social e político. As fazendas decafé trouxeram emprego e renda. Além disso, servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca aTraipu e Girau do Ponciano.

A sua evolução crescente culminou na elevação à categoria de município autônomo, em 28 de agosto de 1962, através da Lei nº 2.472. Desmembrado de Arapiraca, o novo município foi instalado oficialmente em 25 de janeiro de 1963.

 
 
Com a emancipação, Lagoa da Canoa revigorou sua importância econômica. Foi transformada em município autônomo em 28 de agosto de 1962. 
 
Município de Traipu - Alagoas
 
 
Localização de Lagoa da Canoa
Em vermelho Lagoa da Canoa no Agreste de Alagoas
 
 
 

Filhos ilustres

Lagoa da Canoa é a cidade de nascimento do poeta Agnelo Rodrigues de Melo (pseudônimo Judas Isgorogota), do artista Virgílio MaurícioHermeto Pascoal, do bispo Dom José Maurício da Rocha, do matemático Miguel Mauricio da Rocha e de Joana Gajuru (grande mestra de guerreiro).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode